RESENHA: Escrevendo Com a Alma - Liberte o escritor que há dentro de você



★★★★

Livro escrito por Natalie Goldberg, autora, pintora e palestrante norte-americana. Nascida em 1948, na cidade de Nova York, ela é reconhecida no mundo da escrita criativa por apresentar em suas obras os ensinamentos do Zen Budismo, adquiridos enquanto era discípula do mestre Danin Katagiri Hoshi. 

Escrevendo Com a Alma teve sua primeira publicação em inglês, no ano de 1986; em 2008, através da editora WMF Martins Fontes LTDA, recebeu sua primeira versão brasileira com 216 páginas ao todo. O livro pode ser adquirido em sites de compra, livrarias e sebos, mas ainda não conta com uma versão em eBook.

A obra é divida em capítulos, com texto curtos e de fácil leitura, onde a autora compartilha um pouco de suas preferências e métodos de escrita, incentivando o leitor a iniciar o seu processo de diversas maneiras. 

Goldberg divide as lições que aprendeu enquanto estudante do Zen Budismo e explora como essa visão de mundo revolucionou sua produção de textos. O livro conta com frases e reflexões de seu mestre Katagiri Hoshi, que extimulam o leitor a analisar a relação com a sua própria escrita.

Ela aborda diferentes assuntos e métodos que ajudam a iniciar textos, e ensina a trabalhar no processo de simplesmente registrar no papel (ou no computador) tudo que lhe vem à mente, sendo esse um dos principais exercícios para libertar o que está adormecido dentro de todos nós.

A autora também comenta sobre a importância de ter correspondências e trocar experiências com outros escritores, essas trocas são importantes para fortalecer e parimorar a nossa própria escrita, por nos colocar em contato com as outras subjetividades que existem mundo a fora, sempre nos lembrando que as comparações (de superioridade ou inferioridade) são completamente descabidas. 

Um livro rápido e fluido, sendo uma ótima composição de bibliografia básica para o curso gratuito sobre Escrita Criativa, oferecido de forma online pela universidade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), aberto para todo o país. 

Atribuo a nota de quatro estrelas por não ter sido tão revelador quanto pensei, mas reconheço que algumas técnicas quando colocadas em prática ajudam no processo, principalmente quando nos sentimos travados e sem saber por onde começar a escrever. 

Comentários