RESENHA: Quatro Mil Semanas - Gestão de Tempo para Mortais


★★★★★

Livro escrito pelo colunista britânico Oliver Burkeman, publicado originalmente em inglês pela editora Farrar, Straus and Giroux em 10 de agosto de 2021, e foi traduzido por Paulo Geiger e publicado no Brasil através da editora Companhia das Letras em 26 de junho de 2022. 


Quatro Mil Semanas é uma obra relativamente curta e de fácil leitura com 208 páginas dividas em capítulos, onde diferentes temas sobre a vida moderna são abordados. Parece ser mais um livro de auto-ajuda quando procuramos na internet, mas é completamente diferente do que estamos acostumados.


O autor toca em pontos extremamente sensíveis para aqueles que lutam todos os dias com a angústia de não estarem sendo totalmente produtivos. Utilizando de bases filosóficas, psicológicas e sociológicas, ele nos explica onde estamos errando e o que podemos fazer para realmente viver, e não apenas cumprir "listas de afazeres". 


Sinceramente o melhor livro que eu já li. Recomendo para todo mundo que quer entender como lidar com a passagem do tempo. Sempre brincamos com a frase "nossa! como o tempo passou rápido" mas no fundo sabemos que ela se baseia na angustia de não poder controlar a passagem das horas, dias e meses. 


Quando paramos para pensar na nossa vida, é comum nos depararmos com o pensamento "de que muito tempo se passou, mas não fiz nada do que sempre quis fazer". No livro, Burkeman compartilha suas próprias experiências - que inclusive o levaram a escrita e publicação do livro, e mergulha fundo nas questões sociais e emocionais que nos fazem agir de forma tão desesperada quando o assunto é: tempo.


Tenho vontade de trascrever todos os trechos que me deixaram chocada e explodiram minha mente, mas seria um desfile de spoiler (e praticamente uma trasncrição gratuita e não autorizada do livro). Com certeza vou reler várias e várias vezes, porque esse livro parece ser um daqueles que tem um significado diferente toda vez você lê. 


Melhor recomendação da Companhia das Letras. Comecei a leitura sem esperar muita coisa, apenas curtindo a dinâmica que eles fizeram no começo do ano com o Horóscopo Literário (você pode conferir no Instagram deles: destaques), e tive a melhor surpresa, como vem escrito na própria capa: 


"Um livro divertido, perspicaz e profundo, com o qual vale a pena gastar seu tempo extremamente limitado." (THE WALL STREET JOURNAL)

Comentários