RESENHA: Um Porto Seguro

 

★★★★


Acredito que esse seja o primeiro do Sparks ao qual eu atribuo a nota de quatro estrelas. Apesar do livro trazer personagens nos moldes que já conhecemos - e que cada vez mais eu percebo como padrão do autor - não foi um fator que deixou a leitura chata. 


Dependendo da edição a quantidade exata de páginas pode variar, mas nos mais de 30 capítulos ele nos traz a história de uma mulher misteriosa que se muda para uma pequena cidade na Carolina do Norte. 


Em Southport, Katie procura recomeçar a vida, fugindo de um passado turbulento. Dentre as diversas amizades que conquista no local, a história foca na relação dela com Alex e seus filhos, que de certa forma também se mudaram para a cidade buscando um novo começo depois do falecimento de Carly, esposa de Alex.


A vida pacata na cidade sulista traz uma paz momentânea para Katie, lhe dando a chance que precisava para se recuperar de seus traumas e aprender a confiar novamente nas pessoas ao seu redor. 


É um livro interessante, algumas pequenas coisas parecem óbvias no começo da história mas isso não é um problema. O desenvolvimento das personagens é muito bem elaborado e, depois de um longo período de reflexão, entendi o porque ele sempre bater na tecla de "olha só, o amor ideal deve ser assim, acolhedor e seguro". 


Imagino a quantidade de pessoas que acaba aceitando muito menos do que merece, por motivos infinitos, e num piscar de olhos percebem que perderam completamente o controle de suas próprias vidas. Gosto de pensar que histórias como Um Porto Seguro são importantes para nos fazer pensar sobre as relações interpessoais que nutrimos ao longo da vida.


De verdade, eu gostei bastante desse - o que me surpreendeu. A leitura vale a pena e lá pro finalzinho da trama temos uns momentos de tensão que dão um "tchan" na história. Sem contar que o final - bem final mesmo - é muito legal, porque eu não contava com a reviravolta que acontece. 


Recomendo.

Comentários